quarta-feira, 28 de abril de 2010

A Fala de Um Irresponsável


Da Folha Online e Agência Brasil

O ministro José Gomes Temporão (Saúde) recomendou nesta segunda-feira que as pessoas façam sexo como uma das alternativas para prevenir problemas de hipertensão. A afirmação foi feita durante entrevista coletiva em que ele apresentou dados que mostram um aumento na proporção de brasileiros com a doença.
Primeiro ele brincou dizendo que, além de cinco porções diárias de frutas e hortaliças, as pessoas deveriam fazer sexo cinco vezes por dia ou por semana. Ao final, recomendou: "Dancem, façam sexo, mantenham o peso, façam atividades físicas e, principalmente, meçam a pressão arterial.”.

Comentando

Imagine a seguinte cena: Em um consultório o paciente é atendido pelo doutor que o examina minuciosamente, depois saca de um bloco de receitas e ao invés de receitar um medicamento, recomenda que o paciente faça sexo de três a cinco vezes ao dia. Havia na TV um quadro humorístico em que uma personagem maliciosamente depois da consulta espiritual recomendava a vítima que furunfasse, que o mal dela vinha da ausência da furunfa. Ambas as situações são perfeitamente naturais nos quadros expostos, não na voz de um ministro de estado. Temporão não pensa antes de falar, razão por que diz estas bobagens, isto não cabe bem nem a um ginecologista, quanto mais a um ministro, lembrando que Temporão é formado em medicina, com especialização em doenças tropicais. Ele deveria é cuidar dos mosquitos. É uma irresponsabilidade uma recomendação desta, pobre dos hipertensos e idosos, que já não tem o mesmo vigor e disposição da juventude. Calado, este Zé da Ruela seria um poeta, mesmo assim em circunstâncias em que existisse silêncio para vir à inspiração, pois a inspiração deste tipo de gente nasce na privada, onde costuma admirar os seus maiores feitos.
Outro dia ouvia um insano numa reportagem afirmando que para acabar com os mosquitos da dengue, era coisa tão simples, comprava-se um milhão de raquetes, daquelas vendidas pelos camelôs e dava-as as crianças. A garotada eliminava os mosquitos e de contrapeso se exercitavam no jogo de tênis.
A fala do ministro carrega ainda um agravante, é como se estivesse recomendando a todos viverem um constante carnaval, vai ver ele leu Satiricon de Petrônio e ficou vivamente impressionado. Pobre nação, quando não está sendo “fudida”, está sendo estimulada a “fuder”. Nisto o governo Lula é bom… Em 2007 auge do caos aéreo que tomou conta dos aeroportos a ex-ministra do turismo Marta Suplicy foi questionada em entrevista sobre que solução poderia ser apresentada, ao que ela cinicamente respondeu “Relaxa e goza”.
Em tempo, só faltou o ministro Temporão, que está mais para garanhão, ter sugerido que todos lêssemos o Poema da Foda, vai ver ele ficou impressionado com tamanha desenvoltura do governo que só pensa naquilo, e queira trocar o Hino Nacional pelo poema.

Um comentário: